COMISSÃO CIENTÍFICA
ALINE FREDERICO
Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutora pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e mestre em Literatura Infantil pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), com períodos de estágio sanduíche na Universidade da Califórnia em Berkley (USA) e na Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha). Realizou pós-doutorado na PUC-SP e é professora da Escola de Comunicação de Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do grupo de estudos do Selo Cátedra Unesco de Leitura - PUC-Rio de Literatura Infantojuvenil. Sua pesquisa enfatiza a construção de sentido e as relações entre corporeidade e emoção na literatura infantil digital.
ANA MARGARIDA RAMOS
Professora da Universidade de Aveiro (Portugal)
Doutora em Literatura e professora do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas da área da Literatura para a Infância. Integra o Centro de Investigação em Línguas, Literaturas e Culturas da mesma universidade. Organizou/co-organizou vários eventos científicos nacionais e internacionais, incluindo em 2015, o The Child and The Book – Fractures and Disruptions in Children’s Literature (Universidade de Aveiro). Foi conferencista convidada em dezenas de congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais, tendo lecionado igualmente cursos em universidades portuguesas e estrangeiras. Em 2019, foi professora visitante da Oslo Metropolitan University, na Noruega, e bolsista da Biblioteca Infantil Internacional de Munique, na Alemanha. É autora e/ou coautora de livros, capítulos de livros e de artigos em revistas internacionais publicados em português, inglês e espanhol. Integrou/integra vários projetos nacionais e internacionais e redes de pesquisa em Portugal, Espanha, Noruega, Itália e América Latina.
ANDRÉIA DE OLIVEIRA ALENCAR IGUMA
Pesquisadora da UNESP/CNPq
Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); mestre em Letras (Literatura e Práticas Culturais) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em 2012; graduada em Letras também pela UFGD em 2007. Professora formadora na Travessia Literária - Assessoria Educacional. Integrante ativa do comitê do PROLER na cidade de Dourados - MS. Foi professora do curso de Letras do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN, e atualmente realiza pós-doutorado na UNESP com bolsa do CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: críticas literárias, literatura e ensino, vertentes do insólito e literatura infantil e juvenil.
CAROLINA FERREIRA
Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestranda no Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Neste momento em sua carreira é gerente de projetos e autora de conteúdo didático. Em 2020, publicou seu primeiro texto literário na antologia organizada pela FLUP. Além disso, também é pesquisadora do GPLAN PUC-SP (Grupo de Pesquisa de Literaturas de Ancestralidades Negras). Em seu mestrado desenvolve a pesquisa “Cartografia da poeticidade em Carolina Maria de Jesus: Análise da obra Antologia Pessoal”, com bolsa filantrópica da FAPESP. Tem se dedicado a investigar poéticas negras na literatura e na arte contemporânea. E mais recentemente literaturas negras de infância e juventude.
CÁSSIA V. BITTENS
Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Psicóloga, doutoranda e mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Desenvolve sua pesquisa em torno da Literatura na primeira infância, em especial às obras endereçadas preferencialmente aos bebês e crianças pequenas. É membro dos grupos de pesquisa “A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas” (CNPq). Idealizou e faz a curadoria do Projeto Literatura de Berço (2013 até o momento). Está assessora em Literatura para primeira infância na Prefeitura de São Paulo.
DIANA MARIA MARTINS
Professora no IPCA – Instituto Politecnico do Cávado e do AVE (Escola Superior de Design, em Barcelos)
Professora no IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Escola Superior de Design), em Barcelos e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), na Universidade do Minho, em Braga. É doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de Literatura para a Infância, pela Universidade do Minho, com uma tese publicada em livro, em 2021, intitulada O lugar do livro-brinquedo na infância e na literatura: arquitetura, (inter)texturas e outros desafios. Desenvolve a sua investigação em torno da Literatura para a infância, da educação literária e da ilustração, particularmente dedicada aos livros-objeto, aos livros-brinquedo e à reflexão sobre o relevo da materialidade na edição para crianças. Tem realizado regularmente intervenções orais em congressos e eventos de natureza diversa, de cariz nacional e internacional, nestas áreas de estudo.
DIANA NAVAS
Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Realizou pós-doutorado na Universidade de Aveiro (Portugal), é doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica da São Paulo (PUC-SP). Atualmente, é coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, onde atua com ênfase nas áreas de Literatura Portuguesa, Literatura Juvenil, Crítica Literária e Teoria Literária. É autora de livros sobre a literatura juvenil contemporânea brasileira e portuguesa.
DOUGLAS MENEGAZZI
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina
Pesquisador e professor no Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona Ilustração Digital, entre outras disciplinas, para o curso de Design. É líder do grupo de pesquisa Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital, colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (NDI/UFSC) e pesquisador membro do International Collective of Research and Design in Children's Digital Books, uma iniciativa da Universidade de Stavanger (Noruega). Doutor em Design (UFPR) com bolsa CNPq de doutorado sanduíche no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (UMinho).
EDGAR KIRCHOF
Professor da Universidade Luterana do Brasil
Realizou pós-doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel (Alemanha), é doutor em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente, é professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Letras da Universidade Luterana do Brasil, atuando com ênfase nas áreas de Literatura infanto-juvenil, Teoria Literária, Semiótica, Estudos Culturais e Educação. É membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura.
ELIZABETH CARDOSO
Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Realizou pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é doutora pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP e mestre em Comunicação pela ECA-USP, com formação inicial em Jornalismo pela UNESP. Atualmente, é professora e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, atuando com ênfase nas áreas de Teoria do Romance e do Conto, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura e Psicanálise, Literatura Infantil e Juvenil e Literatura e Ensino. É autora de livros infantis e juvenis, e líder do GPLAN PUC-SP (Grupo de Pesquisa de Literaturas de Ancestralidades Negras)
ISABEL LOPES COELHO
Professora do Instituto Vera Cruz
Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada, mestre em Língua e Literatura Francesa, ambos pela Universidade de São Paulo. Foi fellow na Jugndbibliothek em Munique (Alemanha), além de diretora do Núcleo Infantojuvenil da Editora Cosac Naify e atualmente é Publisher na FTD Educação. É autora do livro A representação da criança na literatura infantojuvenil (Ed. Perspectiva, 2020) e professora de pós-graduação no Instituto Vera Cruz.
JULIANA GONÇALVES MUTAFI
Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009), pós-graduada em Gestão Escolar pela USP/Esalq (2016), mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (2018), doutoranda pelo mesmo programa (2021) e pesquisadora no grupo "A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas" (CNPq), sob a liderança das professoras doutoras Maria José Palo e Elizabeth Cardoso. Atua desde 2016 como orientadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Atuou na Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de São Paulo à frente da formação de professores da Diretoria de Guaianases, com ênfase, no Ciclo Autoral, Educação Integral e em tempo integral, Ciências e Mediação de Conflitos e responsável pelo acompanhamento e assessorias às Unidades Educacionais do território de Guaianases. Atualmente responde pela Sala e Espaço de Leitura, no Núcleo Técnico do Currículo da Secretaria Municipal de São Paulo e ministra o curso de extensão "O conto de fadas na Educação Infantil" na COGEAE/PUC-SP.
JULIANA VALVERDE
Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (2022-atual). Mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (2018-2021). Especialista em escrita criativa pelo ISE-Vera Cruz (2012-2014). Graduada e licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela PUC-SP (2002-2005). Atua profissionalmente nas áreas de Letras/Literatura (como escritora, crítica literária e pesquisadora), Editoração/Educação (como autora e elaboradora de conteúdos didáticos) e também em Música (como compositora). Explora principalmente os seguintes temas: literatura, literatura e música, literatura para a infância, poesia, escrita criativa, processos de criação.
LION SANTIAGO TOSTA
Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pesquisador em arte e imagem, com enfoque nas áreas de: Literatura Infantil e Juvenil - livro ilustrado, livro-imagem, livro-objeto, mangás e HQs; Educação - Mediação de Leitura e Formação do leitor Literário; Produção editorial impressa; Cinema; Games; Fotografia. Doutorando em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie, orientado pela Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira; Mestre em Literatura e Crítica Literária na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), orientado pela Profa. Dra. Elizabeth Cardoso, com bolsa de mestrado CAPES; Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Pós-graduando (LATO) em Literatura para Infância - processos de criação, circulação e mediação contemporâneos na instituição Casa Tombada (FACON). Atua como pesquisador nos grupos A Voz Escrita Infantil Juvenil - práticas discursivas (PUC-SP), O Narrador e as fronteiras do relato (PUC-SP), Imago - laboratório de estudos de estética e imagem (UFC), SEMIC - Semióticas Contemporâneas (UFMT). Profissionalmente atua na áreas: Produção Editorial Literária para meio impresso, como editor da Amelì Editora; Arte e Formação Literária, como mediador de leitura em trabalhos autônomos na rede SESC, Formador de Professores na rede publica e privada de educação; Integrante eleito do Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, literatura e Bibliotecas da cidade de São Paulo (PMLLLB-SP).
LUARA TEIXEIRA DE ALMEIDA
Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutoranda e mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, com bolsa CAPES, é membro do grupo de pesquisa "A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas" (CNPq/PUC-SP). Pós-graduada em Direção de Arte em Comunicação pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, tem especialização em Ilustración para publicaciones infantiles y juveniles no EINA - Centre Universitari de Disseny i Art de Barcelona e é graduada em Design Gráfico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Já investigou a linguagem cromática nos livros ilustrados, e atualmente pesquisa a performance metaficcional no tempo e espaço da literatura gráfica.
LUIS CARLOS GIRÃO
Pesquisador da Universidade de São Paulo
Realiza pós-doutorado em Estudos Coreanos pelo Departamento de Letras Orientais da FFLCH/USP. Doutor e mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, com bolsa FAPESP. É membro do grupo de pesquisa “Hallyu – Estudos Coreanos”, na USP, certificado pelo CNPq, além de membro associado da International Research Society for Children’s Literature (IRSCL) e da Korean Literature Association (KLA). Atua como agente e tradutor de literatura coreana junto à ARA Cultural.
MARIA ANÓRIA DE JESUS OLIVEIRA
Professora da Universidade do Estado da Bahia
Possui doutorado em Letras (UFPB), com estágio sanduíche/CAPES (Moçambique), Mestrado em Educação (UNEB), Especialização em Literatura (PUC-SP), Graduação em Letras (PUC-SP) e pós-doutorado em Letras (UFMG/2015), com recortes de pesquisas para a Literatura infantil/juvenil brasileira, angolana e moçambicana. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atua no curso de Letras (graduação) e docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica/UNEB). É uma das fundadoras e coordenadora da área Literatura, Linguagens e Artes da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Líder do grupo de Pesquisa: Letramentos, Identidades e Formação de Professores/as (Iraci Gama/CNPq), autora do livro “Àfricas e diásporas na literatura infanto-juvenil no Brasil e em Mocambique” (Eduneb) e outras produções críticas/teóricas e literárias. É também autora do primeiro livro literário infanto-juvenil intitulado: “Menina Rainha e a Pandemia: não era uma vez” (no prelo, 2022).
MARIA DOS PRAZERES SANTOS MENDES
Professora da Universidade de São Paulo
Possui, pela Universidade Católica de São Paulo, graduação em Letras, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento, (1969), mestrado em Teoria Literária (1975) e doutorado em Comunicação e Semiótica, (1994). Lecionou, nessa universidade, na Faculdade de Comunicação e Filosofia, departamento de Arte, as disciplinas de Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-Juvenil eTeoria Literária, junto aos cursos de Letras, Jornalismo e Publicidade, de 1970 a 2005. É professora doutora da Universidade de São Paulo, desde 1993, junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e ao programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Leciona, na graduação, Literatura Infantil/Juvenil: linguagens do Imaginário, além de disciplinas na pós-graduação que, juntamente com as pesquisas já desenvolvidas e outras ainda ativas, visem esclarecer e aprofundar os estudos teórico-críticos que embasam a produção e a recepção da arte literária, em paralelo a outras artes, a mídia e a tecnologia, para crianças e jovens e para adultos, levando-se em conta diferentes registros de linguagem, do verbal ao visual.
MARIA JOSÉ PALO
Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutora em Comunicação e Semiótica e mestre em Comunicação e Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da mesma instituição, atuando com ênfase nas áreas de Literatura Brasileira e Literatura Infantil. Lidera o Grupo de Pesquisa “A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas” (CNPq), é vice-líder e co-autora de livros no Grupo de Pesquisa “O narrador e as fronteiras do relato” (CNPq) e coordena Programa de Extensão COGEAE sobre “O Livro Infantil Ilustrado: Interações Palavra e Imagem”.
MARINA MIRANDA FIUZA
Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutora em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é mestre pela mesma Instituição. Realizou Estágio Doutoral na University of Michigan - USA, com bolsa PDSE/CAPES. Graduada em Letras pela UFMG, é também especialista em Psicopedagogia Institucional pelas Faculdades ASMEC e graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. É membro do grupo de pesquisa "A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas" (CNPq). Ministra o curso de extensão "O Livro Ilustrado Infantil: Interações Palavra e Imagem" na COGEAE/PUC-SP desde 2015.
MAURÍCIO SILVA
Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Possui doutorado e pós-doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo; é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho e do Programa de Mestrado e Doutorado em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; atuou como pesquisador da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (2012 a 2013) e como pesquisador-residente da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo (2016-2017); é autor de livros diversos, como A Hélade e o Subúrbio. Confrontos Literários na Belle Époque Carioca (São Paulo, Edusp, 2006), A Resignação dos Humildes. Estética e Combate na Ficção de Lima Barreto (São Paulo, Annablume, 2011), O Sorriso da Sociedade. Literatura e Academicismo no Brasil da Virada do Século (1890-1920) (São Paulo, Alameda, 2012), Educação e Literatura: ensaios sobre leitura literária e ensino de literatura (São Paulo, Pimenta Cultural, 2020), entre outros.
RENATA JUNQUEIRA
Professora da Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente
Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), por onde é também livre-docente no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Atualmente é professora visitante da Universidade do Minho e professora da UNESP, campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem e formação de leitores. É líder do grupo de pesquisa "Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário".
ROSILENE F. KOSCIANSKI DA SILVEIRA
Professora da Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Contestado - UnC - Campus Canoinhas (1993), mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - (2016), com Estágio CientÍfico Avançado no âmbito de Doutoramento em Estudos da Criança na Universidade do Minho, Braga- Portugal e, no qual desenvolveu a pesquisa intitulada Infância e poesia: encontros possíveis no espaço-tempo da escola. É membro dos grupos de pesquisa: "Literalise: Grupo de pesquisa em literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária" (UFSC), do "GIPPPGE: Grupo Internacional de Pesquisa em Políticas, Práticas e Gestão da Educação" (UPE). Atua principalmente nos seguintes temas: didática, ensino-aprendizagem, escrita, autoria, linguagem literária, poesia e pesquisa com criança. É professora aposentada na Rede Pública Estadual de Santa Catarina. Atuou no Ensino Superior na disciplina de Didática (nas Licenciaturas) e em outras disciplinas do Curso de Pedagogia (2018-2020) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).