COMISSÃO CIENTÍFICA

ALICE ATSUKO MATSUDA

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Realizou pesquisa pós-doutoral na Universidade de Coimbra (Portugal), é doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente, é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, metodologia e prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura e Educomunicação. Lidera o Grupo de Pesquisa “Literatura infantil e juvenil: análise literária e formação do leitor” e é membro integrante de diversos centros de pesquisa.

ALICE ÁUREA PENTEADO MARTHA

Professora da Universidade Estadual de Maringá

Doutora e mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente, é professora no Curso de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá, onde atua com ênfase nas temáticas da leitura, sociologia da leitura, literatura infantil, literatura brasileira. Coordena o “Centro de Estudos de Literatura, leitura e escrita: história e ensino” (CNPq) e participa do Grupo de Pesquisa "Leitura e Literatura na Escola", que congrega professores de diversas universidades do país.

ALINE FREDERICO

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e mestre em Literatura Infantil pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), com períodos de estágio sanduíche na Universidade da Califórnia em Berkley (USA) e na Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha). Atualmente, realiza pesquisa pós-doutoral na PUC-SP e é professora no curso de Produção Editorial da Escola de Comunicação de Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do grupo de estudos do Selo Cátedra Unesco de Leitura - PUC-Rio de Literatura Infantojuvenil. Sua pesquisa enfatiza a construção de sentido e as relações entre corporeidade e emoção na literatura infantil digital.

BEATRIZ DOS SANTOS FERES

Professora da Universidade Federal Fluminense

Doutora e mestre em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora nessa mesma instituição, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, onde atua nas áreas de Teorias do texto/discurso/tradução, Semiolinguística, Literatura Infantojuvenil e Língua Portuguesa. Lidera o grupo de pesquisa “Leitura, fruição e ensino” (UFF/CNPq), é membro do “Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso” (Ciad-Rio) e do “Grupo de Pesquisa Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas” - EnLIJ (UERJ).

DIANA NAVAS

Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Realizou pós-doutorado na Universidade de Aveiro (Portugal), é doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica da São Paulo (PUC-SP). Atualmente, é coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, onde atua com ênfase nas áreas de Literatura Portuguesa, Literatura Juvenil, Crítica Literária e Teoria Literária. É autora de livros sobre a literatura juvenil contemporânea brasileira e portuguesa.

DIÓGENES BUENOS AIRES

Professor da Universidade Estadual do Piauí

Realizou pós-doutorado na Universidade de Passo Fundo (UPF) e é doutor e mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente, é professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde atua com ênfase nas áreas de Estética da Recepção, Literatura infantil e juvenil, Adaptação literária, Formação do leitor, Ensino de literatura, Letramentos literário e digital. Coordena o Grupo de Pesquisa “Literatura, Leitura e ensino” (CNPq) bem como GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL. Tem diversos livros publicados na área de literatura infantil & juvenil e ensino.

EDGAR KIRCHOF

Professor da Universidade Luterana do Brasil

Realizou pós-doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel (Alemanha), é doutor em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente, é professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Letras da Universidade Luterana do Brasil, atuando com ênfase nas áreas de Literatura infanto-juvenil, Teoria Literária, Semiótica, Estudos Culturais e Educação. É membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura.

ELIANE APARECIDA GALVÃO FERREIRA

Professora da Universidade Estadual Paulista - Assis

Mestre e doutora em Letras pelas Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é professora na graduação e pós-graduação dessa mesma instituição, no campus de Assis – SP,  atuando com ênfase na temática da leitura, literatura infantil & juvenil e formação de leitores. É membro pesquisador de diversos grupos de Pesquisa, entre eles “Leitura e Literatura na Escola” (UNESP - Assis - SP), “Literatura Infantil e Juvenil: análise literária e formação do leitor” (UTFPR - Curitiba - PR) e “ RELER - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura” (PUC - Rio).

ELIANE DEBUS

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina

Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho (Portugal), é doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos departamentos de Metodologia de Ensino, de Educação e de Estudos da Tradução. Lidera o Grupo de Pesquisas "LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária" e é membro integrante de redes de pesquisadores nacionais e internacionais. É autora de diversos livros na área da Literatura Infantil e Juvenil, muitos dos quais receberam o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ.

ELIZABETH CARDOSO

Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Realizou pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é doutora pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP e mestre em Comunicação pela ECA-USP, com formação inicial em Jornalismo pela UNESP. Atualmente, é professora e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, atuando com ênfase nas áreas de Teoria do Romance e do Conto, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura e Psicanálise, Literatura Infantil e Juvenil e Literatura e Ensino. É autora de livros infantis e juvenis.

MARIA JOSÉ PALO

Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Comunicação e Semiótica e mestre em Comunicação e Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da mesma instituição, atuando com ênfase nas áreas de Literatura Brasileira e Literatura Infantil. Lidera o Grupo de Pesquisa “A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas” (CNPq), é vice-líder do Grupo de Pesquisa “O narrador e as fronteiras do relato” (CNPq) e coordena programa de extensão sobre “O Livro Infantil Ilustrado: interações palavra e imagem”.

MARISA MARTINS GAMA-KHALIL

Professora da Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Araraquara) e pós-doutora pela Universidade de Coimbra (Portugal). Atualmente é professora no curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação. Lidera o “Grupo de Pesquisa em Espacialidades Artísticas” (CNPq) e participa na coordenação de eventos acadêmicos no Brasil e no exterior. É autora de livros e artigos com ênfase na narrativa fantástica, na literatura infantil e juvenil, no letramento literário.

MAURÍCIO SILVA

Professor da Universidade Nove de Julho

Realizou pós-doutorado em Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo (USP), é doutor e mestre em Letras e Literatura Brasileira pela mesma instituição. Atualmente, é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Lidera o Grupo de Pesquisa “Literatura e Razões Literárias” (CNPq) e é membro de diversos centros de pesquisa e associações nacionais e internacionais, tais como ABRALIC e ANPOLL. Atua com ênfase nas áreas literatura brasileira, língua portuguesa, gramaticografia, pré-modernismo, historiografia linguística e outros.

REGINA MICHELLI

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre e doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP), tendo dupla graduação nas áreas de Letras e Psicologia. Atualmente, é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na graduação e pós-graduação do curso de Letras, com ênfase em Literatura, Teoria Literária, Literatura Comparada, Literatura Portuguesa e Literatura Infantojuvenil. Lidera o grupo de pesquisa “A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas” (CNPq) e coordena o projeto de extensão “Literatura Infantojuvenil: em cont(r)os”.

RENATA JUNQUEIRA

Professora da Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), por onde é também livre-docente no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Atualmente é professora visitante da Universidade do Minho e professora da UNESP, campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem e formação de leitores. É líder do grupo de pesquisa "Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário".

VERA TEIXEIRA DE AGUIAR

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora e mestre em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Foi professora na mesma instituição por quase trinta anos, atuante nos níveis de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Letras. Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas de Sociologia da Leitura, Literatura Infantil e Juvenil, Arte e Sistema Cultural e Literatura e Ensino, enfatizando o lugar da literatura na vida social e sua interação com outras linguagens. Desenvolve o projeto “Literatura juvenil brasileira: a constituição do objeto, suas modalidades narrativas e proposta metodológica de leitura” (CNPq). É autora de diversos livros.

© 2020 Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

  • Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Instagram
  • Preto Ícone Twitter