CONVIDADOS INTERNACIONAIS

EVELYN ARIZPE

Professora da University of Glasgow (Reino Unido)

Atual presidente da International Research Society for Children's Literature (IRSCL), trabalha na área de Literatura e Letramento Infantil há mais de 25 anos, tendo realizado seu doutorado na Universidade de Cambridge, Reino Unido, com foco na relação de leitores adolescentes e a Literatura Juvenil. Juntamente com Morag Styles, foi pioneira na pesquisa acerca das respostas de crianças a livros-imagem e alfabetização visual, resultando no título Children Reading Picturebooks: Interpreting visual texts (2003/2016), agora considerado um estudo clássico na área. Após se juntar à School of Education da University of Glasgow, ajudou a criar o mestrado em Children's Literature and Literacies, que existe há quase 10 anos. Atualmente, lidera o mestrado conjunto em Children's Literature, Media and Culture (IMCLMC). Na última década, seus projetos de pesquisa concentraram-se na migração e deslocamento (jornadas visuais e jornadas das imagens às palavras), dedicando-se a isso para desenvolver um programa para leitores migrantes por meio do projeto Salas de Lectura junto ao Ministério da Cultura do México (2016-2018). No geral, desenvolveu seus conhecimentos ao unir, por um lado, a teoria e a análise do texto e, por outro, a resposta da leitura e do leitor. Trabalhou com textos de adolescentes/jovens adultos (YA) e também com livros-imagem em pesquisas com participantes de diferentes idades e em diferentes países, especialmente no México, e publicou amplamente em inglês e espanhol.

CECILIA BAJOUR

Professora da Universidade Nacional de San Martín (Argentina)

Mestre em Livros e Literatura para Crianças e Jovens pela Universidade Autônoma de Barcelona (Banco do Livro da Venezuela. FGSR), é professora de Letras na Universidade de Buenos Aires e professora titular da disciplina de Literatura Infantil e Juvenil na Universidade Nacional de San Martín. Atuou como coordenadora acadêmica da pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil organizada pela CePA entre 2002 e 2011 (Ministério da Educação do Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires) e, atualmente, coordena a área de Literatura Infantil e Juvenil do Programa de Leitura, Escrita e Literatura Infantil e Juvenil (PLELIJ) da Universidade Nacional de San Martín. Também é professora em institutos de formação de professores na cidade de Buenos Aires. É autora de Ouvir nas entrelinhas. O valor da escuta nas práticas de leitura (Pulo do Gato, 2013), La orfebrería del silencio. La construcción de lo no dicho en los libros-álbum (Editorial Comunicarte, 2016) e Juego con palabras, palabras en juego (Conaculta, 2015). Faz parte do conselho consultivo da Revista Emília - Revista Digital de Leitura e Literatura para crianças e jovens, criada em São Paulo, Brasil.

ANA MARGARIDA RAMOS

Professora da Universidade de Aveiro (Portugal)

Doutora em Literatura e professora do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas da área da Literatura para a Infância. Integra o Centro de Investigação em Línguas, Literaturas e Culturas da mesma universidade. Organizou/co-organizou vários eventos científicos nacionais e internacionais, incluindo em 2015, o The Child and The Book – Fractures and Disruptions in Children’s Literature (Universidade de Aveiro). Foi conferencista convidada em dezenas de congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais, tendo lecionado igualmente cursos em universidades portuguesas e estrangeiras. Em 2019, foi professora visitante da Oslo Metropolitan University, na Noruega, e bolsista da Biblioteca Infantil Internacional de Munique, na Alemanha. É autora e/ou coautora de livros, capítulos de livros e de artigos em revistas internacionais publicados em português, inglês e espanhol. Integrou/integra vários projetos nacionais e internacionais e redes de pesquisa em Portugal, Espanha, Noruega, Itália e América Latina.

BERNARDO P. CARVALHO

Escritor, designer e Ilustrador (Portugal)

Ilustrador e editor de livros para crianças e jovens, estudou Design Gráfico na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e fez o curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas-Artes. É um dos fundadores da editora Planeta Tangerina (Portugal), cujas obras são especializadas nos jogos interanimados entre palavra e imagem, com forte presença de elementos sonoros, visuais e gráficos que demandam uma escuta e um olhar mais atentos e ativos. Publicou diversos livros, individualmente e em coautoria, desde 1999, em mais de 25 países, tendo ganhado vários prêmios com essa produção artística: 
BolognaRagazzi Awards (Non-fiction, 2019 / Opera Prima, 2015); Gustav Heinemann Peace Prize (Germany, 2017); menção honrosa no “Best Book Design From All Over the World” da Leipzig Foundation; “Melhor álbum ilustrado” no Deutscher Jungendliteraturpreis (2017), “Melhor Livro Editado” no CJ Picture Book Festival da Coreia; Prémio Nacional de Ilustração 2009; “Melhor Livro” Banco del Libro (Venezuela); nomeação para a Lista de Honra do IBBY.

© 2020 Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

  • Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Instagram
  • Preto Ícone Twitter