CONVIDADOS NACIONAIS

SIDINÉIA APARECIDA CHAGAS

Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

Uma das fundadoras e mediadoras de leitura da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, inaugurada em 2009 pelo IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudo e Apoio Comunitário), localizada atrás da capela do cemitério Colônia, um dos mais antigos da capital, reunindo um acervo de 4.500 livros e muitas histórias dos moradores de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo. Além do tradicional empréstimo de livros, a biblioteca é um local de encontro para quem quiser desfrutar de saraus, cortejos literários, charadas e gincanas literárias, rodas temáticas com autores. Fora isso, são realizadas diversas oficinas culturais de escrita, leitura, cultura e cidadania, formação de mediadores. Ainda que sem muitos recursos e alocados em uma sala da UBS (Unidade Básica de Saúde da região) Colônia, esses jovens “escritureiros” - nome pensado a partir da junção de três palavras: escrita, aventureiros e Parelheiros - iniciaram o projeto com o intuito de estudar os 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos.

LEO CUNHA

Escritor

Autor, tradutor e jornalista mineiro, já publicou mais de 60 livros, entre literatura infantil e juvenil, crônicas e poesia. Também publicou contos e poemas em diversas antologias. Traduziu mais de 30 livros endereçados à infância e juventude, do inglês e do espanhol, além de ter escrito 3 peças de teatro infantil - "O que você vai ser quando crescer?" (que estreou em Belo Horizonte em 2016), "Em boca fechada não entra estrela"  (Porto Alegre, 2017) e "O Reino Adormecido" (Petrópolis, 2018). É um dos grandes nomes da Literatura Infantil e Juvenil em Minas Gerais e no Brasil, tendo recebido prêmios importantes como o Jabuti, o João-de-Barro, o Nestlé, o FNLIJ, o da Biblioteca Nacional, entre outros. Vários de seus livros foram selecionados para adoção em escolas do país. Atua como professor universitário na PUC-Minas desde 2002.

JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA

Escritor

Nome notável da literatura brasileira contemporânea, é um escritor profícuo – já publicou mais de 40 livros desde sua estreia, em 1991 – e popular também no exterior, possui uma prosa recheada de poesia, exaltando a complexidade e a beleza do universo íntimo das relações conjugais e familiares – isso sem abdicar de uma escrita relaxada e fluida, que olhos desatentos podem confundir com uma simplicidade não planejada. É autor de obras direcionadas à juventude, contos, livros de não ficção, romances e adaptações traduzidas para diversos idiomas. Quando não está escrevendo ficção, dedica-se ao magistério, dando aulas de publicidade em universidades de São Paulo. Suas histórias foram traduzidas para diversos idiomas. Recebeu os prêmios Jabuti, APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Fundação Biblioteca Nacional e os internacionais Guimarães Rosa (Radio France) e White Ravens (International Youth Library Munich).

RAQUEL MATSUSHITA

Escritora, designer e ilustradora

Sócia do escritório Entrelinha Design, criado em 2001, é graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paul e especialista pelos cursos de “Design gráfico”, “Cor” e “Tipografia” na School of Visual Arts, de Nova York, onde também foi colaboradora no escritório de design Linda Kosarin Studio. Trabalhou como editora de arte nas editoras Abril e Globo, adorando construir os livros, dando cores e formas a eles. Autora do título teórico Fundamentos gráficos para um design consciente (2011), escreve e ilustra obras só suas e em colaboração com diversos artistas da palavra na Literatura Infantil e Juvenil, tendo recebido prêmios literários - como o Jabuti, o FNLIJ, o Cátedra Unesco de Leitura e o da Biblioteca Nacional - prêmios ligados à área do design gráfico - como o ADG Brasil e o Prêmio Miolos.

MARIA AUXILIADORA FONTANA BASEIO

Professora da Universidade de Santo Amaro

Docente no mestrado interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e na Faculdade Rudolf Steiner (FRS- São Paulo); pós-doutora em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; doutora em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo; mestre em Letras também pela Universidade de São Paulo; e bacharel em Letras pelo Centro Universitário Ibero-Americano (1989), com licenciatura plena em Português-Inglês e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992). Possui 31 anos de experiência na Educação, distribuídos entre o ensino superior e o Ensino Fundamental e Médio. Coordenou curso de Letras das Faculdades Integradas Torricelli (2007 a 2010). Possui experiência na área de Letras, com ênfase na docência de Língua Portuguesa, de Literatura Comparada (Literatura Brasileira, Portuguesa e Africana) e de Literatura Infantil. Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa "Arte, Cultura e Imaginário", vinculado à Universidade Santo Amaro, e pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens", vinculado à Universidade de São Paulo. Sua pesquisa concentra-se nos seguintes temas: sagrado, imaginário, cultura, literatura e suas interfaces com outras artes e linguagens, educação, interdisciplinaridade.

© 2020 Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

  • Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Instagram
  • Preto Ícone Twitter