CONVIDADOS NACIONAIS

ODILON MORAES

Autor e ilustrador de livros ilustrados

É arquiteto de formação pela Universidade de São Paulo, mas, ainda antes de terminar seus estudos, já havia escolhido construir livros em vez de casas. Com 30 anos de carreira, além de autor de textos e de imagens, Odilon se tornou também um pesquisador de livro ilustrado, com Mestrado em Artes Visuais pela UNICAMP. Por conta de sua paixão pessoal pelo tema —LIVRO ILUSTRADO—, desde 2004 passou a ministrar cursos, oficinas e palestras em várias instituições como Instituto Lasar Segall, Instituto Tomie Ohtake, SESI, SESC, USP, UNICAMP, Lugar de Ler e a Casa Tombada. Foi também curador das exposições Linhas de História I e Linhas de História II, que ajudaram a estabelecer a discussão sobre o livro ilustrado no Brasil. Em sua carreira, já ilustrou mais de 100 livros e recebeu prêmios como o Jabuti, o Melhor Livro do Ano para Crianças pela FNLIJ, White Raven. O livro Traço e Prosa, entrevista com ilustradores, conduzidas por ele junto de Rona Hanning e Maurício Paraguassu, recebeu da FNLIJ o prêmio de Melhor Livro Teórico do Ano.

MÁRCIA LICÁ

Educadora da Associação Vaga Lume

Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Literatura Crítica para Crianças e Jovens, trabalha na Associação Vaga Lume, com projetos de educação e intercâmbio cultural nos nove estados da Amazônia Legal, e em 22 municípios com fortalecimento contínuo de uma rede com mais de 86 bibliotecas comunitárias em comunidades rurais da região. É co-fundadora do Coletiva Fiandeiras, grupo de mulheres negras ativistas de direitos humanos nas favelas Real Parque e Jardim Panorama, em São Paulo.

ELIANA YUNES

Professora e crítica da PUC-Rio

É professora universitária no país e no exterior, com titulação em Semiótica, Linguística e Literatura. Conta com vasta publicação, transitando nas áreas de filosofia da linguagem, teoria da leitura e formação de leitores. Foi professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975-2017) e segue professora visitante em diversas universidades públicas brasileiras e do exterior. É também consultora de instituições públicas e privadas para formação de leitores em perspectiva interdisciplinar. Criou para a Biblioteca Nacional o Programa Nacional de Leitura (Proler), é assessora do Cerlalc/Unesco e co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio, que dirigiu entre os anos de 2006 a 2013. Presidiu o Conselho de Desenvolvimento do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer) até 2017. Atualmente, colabora com redes de ensino e pesquisa em educação e cultura e desenvolve programas e projetos de pesquisa em parceria com institutos e centros de referência sobre leitura.

ALEXANDRE RAMPAZO

Autor e ilustrador de livros ilustrados

Formado em Design pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, cidade onde nasceu e vive, o artista encontrou na produção literária seu campo de atuação. Seja ilustrando ou escrevendo, o autor já conta com mais de 70 publicações no Brasil, América Latina e Europa, além de uma coleção de prêmios, entre os quais destacam-se o Prêmio Jabuti, Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil; Prêmio Biblioteca Nacional; Premio Fundación Cuatrogatos; selos “Altamente Recomendável” da FNLIJ; Troféu Monteiro Lobato; selos Cátedra Unesco.

JOSÉ NICOLAU GREGORIN FILHO

Professor e crítico da USP

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestre pela mesma instituição, é professor da Universidade de São Paulo na área de Literatura Infantil e Juvenil do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Foi Assessor Técnico de Gabinete da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária; professor e orientador do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) em Rede Nacional; vice-diretor e diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e do Centro Universitário Maria Antonia (USP); assessor do Núcleo Técnico de Currículo (Salas e Espaços de Leitura) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na produção de material pedagógico. É membro permanente do Grupo de Trabalho Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da ANPOLL.

JULIANA SILVA LOYOLA

Professora, crítica e educadora da UNIFESP

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestre pela mesma instituição, é professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP / Campus Guarulhos.  Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, Teoria e Poéticas Literárias, Formação de Professores,  Literatura e Ensino.